Pesquisar no blog

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Aquecimento global derrete picos tradicionalmente cobertos de neve, no Peru

O MUNDO CADA VEZ MAIS QUENTE



O Intituto Nacional de Recursos Naturais do Peru (Inrena) informou nesta segunda-feira que a neve do monte Quilca, situado a 5.250 m de altitude na região de Puno, na fronteira entre o Peru e a Bolívia, desapareceu por causa do aquecimento global. Fotografias divulgadas neste domingo pela agência estatal Andina identificaram a situação da cordilheira em 2006, ainda com gelo, e no final de 2008, com os efeitos visíveis da mudança climática.

Segundo a agência peruana, um dos principais atrativos do país teve a neve evaporada, deixando à mostra apenas um grande manto de terra. "O desaparecimento foi gradual e é conseqüência do aquecimento e variação do clima que está acontecendo em nível mundial", afirmou o diretor da Unidade de Glaciologia do Inrena, Marco Zapata.

O especialista explicou que o aquecimento global repercute de maneira especial no Peru, onde os danos são maiores. A montanha não é a primeira a derreter no país - em 2005 o segundo maior monte glacial também desapareceu devido ao clima.

Fonte: Terra

NOTA: A ganância, e porque não dizer, a falta de visão e empreendedorismo visando recursos sustentáveis são os principais responsáveis por esta catástrofe silenciosa, com consequências muito piores a médio e a longo prazo. Pior para o planeta.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!