Pesquisar no blog

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Mais de cem mil observadas na foto!

MAPA GALÁCTICO


O que vemos na figura acima é justamente um mapa desses, produzido pelo projeto australiano 6dFGS. Nesse caso, mais de cem mil galáxias foram observadas e suas distâncias medidas, sendo que as mais distantes estão a 2 bilhões de anos-luz. O mapa cobre quase 80% do céu e a faixa escura representa a região do céu em que não é possível obter dados. O mapa mostra filamentos, aglomerações e quase uns 500 espaços vazios. (Fonte: G1)

Estima-se, porém, que haja mais de cem bilhões de galáxias, pois já foram vistas aglomerações de estrelas que, segundo os astrônomos, estão há mais de onze bilhões de anos-luz. E cada galáxia tem algo em torno de cem a quatrocentos bilhões de estrela! O ´ano-luz´não é uma medida de tempo, mas de espaço. É o espaço percorrido pela luz durante um ano. É uma distância absurdamente gigantesca, haja vista que a luz viaja a aproximadamente trezentos mil Kilômetros por segundo (300.000 Km/s). É como ir da Terra à Lua em 1 segundo. Imagine, portanto, a distância percorrida durante um ano!!!! E em DOIS BILHÕES DE ANOS, como é o caso de alguns dos pontos luminosos na imagem logo acima!!!! As escalas são tão gigantescas que os seres humanos têm dificuldade de compreendê-las corretamente.

E isto não é o mais impressionante... O mais estupendo é o fato de Deus ser ilimitado, eterno, exisitindo em toda a realidade possível. A partir daí, como ´ignorantes sabedores da própria ignorância´ (parafraseando certo professor), só podemos vislumbrar admirados e calados perante tão ínfima pequenez de nossa parte.

"Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos". Bíblia - Livro do Profeta Isaías, 55:9.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!