Pesquisar no blog

terça-feira, 26 de maio de 2009

Islâmico contra islâmico

ISLÂMICOS ´MODERADOS´ DA SOMÁLIA ADEREM À VIOLÊNCIA, PEGAM EM ARMAS E CONTRIBUEM PARA A MATANÇA NA LUTA CONTRA GRUPO MAIS RADICAL

´Soldado´ da famigerada Al-Shabbab, milícia que luta pela islamização irrestrita da Somália, ou por um território separatista. Para tal, a Al-Shabbab se levanta contra os ´moderados´ sufis e apregoa uma ´jihad´ por todo o país!

Estudantes Sufi (místicos muçulmanos) moderados recentemente fizeram o mesmo que muitos outros optaram por fazer na anárquica Somália: Pegaram em armas e aderiram à pratica da matança, no caso, em autodefesa contra o Shabab, um dos mais aterrorizantes grupos extremistas muçulmanos da África. Na Somália Central, um novo eixo de conflito foi inaugurado. Agora, numa mudança definitiva, guereiros de diferentes clãs estão formando alianças e lutando uns contra os outros conforme suas linhas religiosas. Perto da cidade de Dusa Marreb, milicianos Sufi montaram um checkpoint com pessoal armado.

Esta é uma guerra de islâmicos contra islâmicos, e os estudantes Sufi são parte de um movimento islamista moderado maior com o qual as nações do Oeste contam para reprimir os extremistas cada vez mais poderosos. Em Dusa Marreb, milicianos Sufi fazem patrulhas na carroceria de picapes. Em um checkpoint de Dusa Marreb, nas planícies açoitadas por ventos da região central da Somália, os moderados estão sozinhos. A recém-criada milícia Sufi é praticamente o único grupo local a enfrentar o Shabab - que conta com jihadistas estrangeiros fortemente armados - e vencê-la. Dos Sufis, o Sheik Omar Mohamed Farah disse: "Nós temos jihad, também. Mas uma jihad interna, um esforço para sermos puros". Sheik Omar é um chefe Sufi em Dusa Marreb. O trecho de várias centenas de milhas quadradas da Somália central controlado pelos Sufis não é tão estratégico quanto Mogadíscio, a capital, onde o governo luta pelo controle. Os Sufis conseguiram o que o governo de transição não tem: apoio político, o que explica como eles conseguem se transformar tão rápido de um punhado de homens que nunca haviam apertado um gatilho em uma coesa força de luta apoiada por clãs locais.

Muitos somalis dizem que a versão Sufi do Islã, que enfatiza a tolerância, misticismo e uma relação pessoal com Deus, é mais coerente com suas tradições do que o Islamismo Wahabita adotado pelo Shabab. Os Sufis também reagiram contra o Shabab, que controlou Dusa Marreb a maior parte do ano passado. Moradores descreveram um cenário de terror, com o Shabab, entre outras coisas, decapitando duas mulheres que vendiam chá. Os Sufis pegaram em armas depois que o Shabab matou a tiros vários estudantes Sufis e destruíram templos Sufis. Em dezembro, os Sufis expulsaram o Shabab de Dusa Marreb.

Fonte: De tudo, um pouco

NOTA: Oremos pela Somália, para que conflitos como este, que podem se tornar facilmente uma guerra civil, terminem, em nome de Jesus Cristo. Anos de guerras, lutas internas, ostracismo social, pobreza extrema redundam nisto: mais conflitos. Oremos para que a sensatez chegue definitivamente em vários países do continente africano.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!