Pesquisar no blog

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Governo do Zimbábue protagoniza mais um ocaso socialista

OCASO ZIMBABUENSE - GOVERNO SOCIALISTA DO ZIMBÁBUE CRIA NOTA DE 5 TRILHÕES DE DÓLARES - U$ 5.000.000.000.000,00 (QUE NA VERDADE VALEM U$ 30,00) DADA A INFLAÇÃO DO PAÍS: 230 MILHÕES POR CENTO!!!




A nota ao lado é uma paródia às notas verdadeiras, que já estão sendo imprensas. Mostram o total descrédito do povo ao governo corrputo e ditatorial de Robert Mugabe.

O Fábio Zanini, colunista da ´Folha On-line´, escreveu um artigo em que satiriza a economia do Zimbábue, um ícone do atraso, corrupção e incompetência de ditaturas africanas:

"Acabou de sair a nota de 100 trilhões de dólares zimbabuanos. Que vale apenas cerca de US$ 30, na cotação de hoje, sexta-feira. Na segunda-feira, estará valendo algo como US$ 25, até o dia, dentro de um mês mais ou menos, em que vai valer poucos centavos. E então virá a próxima nota, provavelmente de 1 quatrilhão de dólares zimbabuanos. Será que conseguirei resistir a outro texto quando isso ocorrer?

É uma tragédia para a população, sem dúvida, mas ainda bem que o governo do ditador Robert Mugabe ajuda a dar um tempero de humor no dia-a-dia. Veja que hilário o anúncio da nova nota pelo jornal "Herald", porta-voz do regime:

"Numa medida com o propósito de assegurar que a população tenha acesso a seu dinheiro nos bancos, o Banco Central do Zimbábue introduziu uma nova família de cédulas, que gradualmente entrará em circulação, começando com a de 10 trilhões de dólares".

Parece coisa séria de anúncio do Federal Reserve norte-americano. "Acesso a seu dinheiro nos bancos"? Só se for uma referência à elite de apaniguados do regime, os únicos ainda transitando na economia formal. No Zimbábue de hoje, crescem o escambo e o uso de moeda estrangeira para os que a têm. O governo, numa admissão de fracasso, desistiu de proibir que a população encontrasse maneiras de sobreviver a uma inflação de 231 milhões por cento ao ano, segundo os últimos dados.

Enquanto isso, o regime continua prendendo ativistas, a cólera continua matando e o acordo de união nacional com a oposição continua encalacrado.

Pelo menos temos a moeda zimbabuana para nos divertir.".

NOTA: E, sabe o que é pior? Notícias como a deste site:
"Quando se luta contra um governo que é uma ditadura o pensamento mais fácil é o de que basta eleger um mais democrático que as coisas vão melhorar. Isso seria possível se as coisas se decidissem tudo ao nível do regime político de cada país (ditadura militar ou democracia burguesa). Para nós do Movimento Revolucionário a raiz do problema, como os de Zimbábue, está no fato de existir exploração de uma classe sobre a outra, da burguesia sobre os trabalhadores. Por isso, por mais que mude um governo pelo outro enquanto não acabarmos com a exploração, podem vir tanto governos democráticos ou ditatoriais, que batam mais ou menos nos trabalhadores.

Mugabe e seu amigo socialista Hugo Chávez, rindo não sei do quê... Na ocasião (2007), Chávez chamou Mugabe de ´Guerreiro da Liberdade´. Liberdade de quê? Mugabe está no poder desde 1980 e culpa ´forças imperialistas´ pelo fracasso do seu regime.

O que todos eles têm em comum é o fato de que administram um estado que não é dos trabalhadores e está a serviço de manter a exploração de uma classe sobre a outra. Por isso os trabalhadores e população do Zimbábue devem tomar o poder para si, criar um estado baseado em instituições operárias, com milícias armadas próprias para se defender dos ataques da burguesia, que às vezes vem através de um governo ditatorial, outras de um governo dito democrático. O único governo que pode mudar realmente essa situação é um governo dos trabalhadores, organizado por locais de trabalho, escolas, bairros, e que permita que todos decidam sobre os rumos do país. E esse governo só é possível derrotando a burguesia que explora, mata, e dissemina a miséria, ou seja, através de uma revolução socialista
.
Bem, sinto muito em desapontar o pensador revolucionário autor do texto, mas o regime que perpetua-se no poder desde 1980, o de Mugabe, é essencialmente ´socialista´. Afirma-se, há tempos, que a China é quem ´banca´ o totalitarismo daquele país miserável, que tem uma taxa de desempregos superior a 80%! Oremos pelo Zimbábue. Que as forças do atraso, corrupção, extremismo e contrárias ao Cristianismo, ali, caiam por terra!

Para saber de mais notícias acerca do "paraíso econômico" criado por Robert Mugabe e a quadrilha que ´governam´ o Zimbábue, clique AQUI.

Fontes: BBC News, Gateway Pundit
, Folha On-line

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!